Comentarios


Reunião de Pais


No dia 24 de maio de 2013 ocorreu a primeira reunião de pais do corrente ano letivo. Foram reunidos pais e responsáveis dos nossos alunos. A reunião teve o papel de integrar a família em todos os aspectos educacionais e administrativos da nossa escola, como também foram discutidos temas de relevância para o harmônico processo de ensino e aprendizagem,tais como: normas disciplinares, calendário escolar, empenho nos estudos e envolvimento da família no cotidiano estudantil dos alunos. A Direção de Ensino e a Coordenação Pedagógica apresentaram suas atribuições e disposição em atender pais, responsáveis e alunos no que tange às necessidades educacionais.  Em seguida, foram entregue os boletins e kits de materiais escolares aos responsáveis, bem como um informativo que esclarece  as principais informações e regulamentos da escola.

Informativo aos pais

A Escola Estadual Irman Ribeiro de Almeida Silva sente-se honrada em assumir a corresponsabilidade na educação do(a) seu(sua) filho(a). Temos consciência da grande missão que é educar e vivenciar princípios sólidos que norteiam a vida de nossos alunos, desenvolvendo uma educação de qualidade. Para obtermos sucesso, contamos com a participação efetiva dos pais no processo educativo, colaborando com os professores, enriquecendo ainda mais o currículo escolar, cujo objetivo principal é a formação de cidadãos conscientes e capazes de atuarem na sociedade de forma eficiente e eficaz.
Este informativo contêm as principais informações e regulamentos da escola.
-  Entrada:
Chegar pontualmente no horário, evitando desta forma, que o aluno não esteja presente na abordagem inicial das atividades propostas e para evitar transtornos na rotina do professor e sala de aula.

- Tarefas / Trabalhos:
As atividades extra classe podem ser realizadas pelo seu filho, pois são selecionadas de acordo com o nível de aprendizagem no qual ele se encontra e que já foram trabalhadas em sala. Os pais podem e devem acompanhar observando a atenção, o capricho, a caligrafia, a criatividade e a responsabilidade, mas, jamais realizar pelo filho. Podem dar suporte, explicar algo que se faça necessário, mas, quem tem que solucionar é o aluno.  Escolha um local tranquilo e uma hora definida para as atividades de casa. 

- Disciplina
O aluno precisa ter disciplina de estudo e também de comportamento. O respeito entre todos é fundamental para um bom trabalho.  A escola não ensina apenas a ler e escrever ensina também a conviver e a respeitar. Os pais precisam dar limites aos filhos e a escola reforçar a educação recebida. Converse com seu filho sobre a necessidade de preservação do patrimônio escolar, não riscando paredes nem carteiras, bem como manter a limpeza das salas porque todos são responsáveis. Os alunos com problemas de comportamento/indisciplina em sala de aula e por não realizar as tarefas de classe serão advertidos pelos professores com o devido registro do ocorrido, em situações sucessivas serão encaminhados a coordenação/direção que fará orientação e convocará os responsáveis.

 - OS PAIS SÃO RESPONSÁVEIS PELA PRESENÇA DO FILHO NA ESCOLA
Alunos com muitas faltas ficam deslocados, perdidos, não vão aprender como os demais. Outra ação importante que os pais precisam se acostumar a fazer é olhar o caderno dos filhos todos os dias, perguntar como foi seu dia na escola, verificar na mochila se o material está em ordem para a aula, incentivar a leitura deixando livros, revistas e outros materiais impressos ao alcance dos filhos. Valorize os avanços de seus filhos e sempre fale de seus pontos positivos.

- Uso obrigatório do uniforme:
É importante lembrar que o uso do uniforme é obrigatório em todos os eventos da escola. Pedimos aos pais que coloquem nome nas blusas e jaquetas para facilitar em caso de perdas. É muito importante que os pais monitorem as roupas de seus filhos. Apenas serão permitidas calças, bermudas e saias no joelho.

- Remédios:
A Secretaria Estadual da Saúde proíbe o uso de medicação na instituição escolar.

- Objetos perdidos:
Os alunos devem evitar deixar celulares, dinheiro, brinquedo eletrônico etc... nas salas nos horários que antecedem o início das aulas e nos intervalos. A instituição não se responsabilizará pela perda destes e outros objetos de valor.

- Celulares/MP3
Não é permitido o uso de aparelho de celular/MP3 em hipótese alguma durante as aulas, caso isso ocorra o celular será recolhido pelo professor e entregue a coordenação, sendo devolvido somente com a presença do responsável.

-  As atividades desenvolvidas pela escola poderão ser acompanhadas pelos pais e ou responsáveis, por meio do blog:


 Chore com seus filhos e abrace-os. Isso é mais importante do que dar-lhes fortunas ou fazer-lhes montanhas de críticas.Não forme heróis, mas seres humanos que conheçam seus limites e sua força.
Faça de cada lágrima uma oportunidade de crescimento.
Estimule seu filho a ter metas.
Lembre-se: conversar é falar sobre o mundo que nos cerca e dialogar é falar sobre o mundo que somos.
Abraçar, beijar, falar espontaneamente.
Semear ideias.
Dizer não sem medo.
Não ceder a chantagem.
              
Para educar é necessário paciência.              
                                   Augusto Cury - Pais Brilhantes                                                      


                                         Contem conosco para o que precisarem!
                                                             Direção e coordenação 

CONSCIENTIZANDO SOBRE O MEIO AMBIENTE NO CONTEXTO DA ESCOLA IRMAN RIBEIRO

Comentarios

A professora Elsa e a professora Vanusa desenvolveram ações nas disciplinas de Ciências e Português sobre Meio Ambiente na turma do 5º ano B e enfocou “A interferência do Homem no ambiente” Ao final os alunos escolherão uma imagem, já pré selecionadas pela professora, e produziram um texto

 Igor Vezú Bernegozz
5º Ano B - Turno Vespertino
Professoras: Elsa e Vanusa

desmatamento














 O desmatamento


       O desmatamento afeta muitos animais, se não pararmos, vamos ficar sem árvores e sem sombras.
        Se você cortar uma árvore tem que plantar outra no lugar.
        Nós temos que ter o trabalho de cuidar das árvores, tratar muito bem e regar.
     Através do desmatamento, a nossa vegetação vai se acabando e com isso vai virando um deserto, assim os animais e as plantas vão diminuindo.

     Devemos plantar muitas arvores perto dos rios para não acontecer uma erosão.          

Vamos fazer a nossa parte.
Guilherme Fernando Batista Maximiano 
5º Ano B- Turno vespertino
Professoras: Elsa e Vanusa

queimada

                                  Queimada do canavial


     A queimada do canavial tem um lado bom e ruim. O lado bom é porque os trabalhadores precisam do salário para comprar comida, pagar o curso dos filhos, pagar as contas de luz, água e do banco. O lado ruim é que a fumaça prejudica a saúde dos trabalhadores que trabalha com as queimadas no canavial, causando problemas nas vias respiratórias. Não coloque fogo.

VAMOS FAZER A NOSSA PARTE!



Sabrina Ferreira Ribeiro
5º Ano B - Turno Vespertino
Professoras: Elsa e Vanusa


erosão

Erosão
     Em Nova Andradina, perto do Pesqueiro tem uma erosão onde o povo joga o lixo. Não devemos jogar lixo no buraco porque contamina o solo.
     Vamos plantar árvores perto do buracão para não aumentar mais a erosão?
     O que está esperando? Vamos combater?
Lucas Prado
5º Ano B - Turno Vespertino
Professoras: Elsa e Vanusa


Lucas Prado
5º Ano B - Turno Vespertino
Professoras: Elsa e Vanusa





                                     Poluição dos rios

    Os rios poluídos matam peixes e outros animais marinhos, porque o
 homem   joga   lixo   nos   rios   e  mares.   Assim o lago,  rios,  mare,
 têm muitos animais mortos vítimas dessa poluição.
     Por isso a gente tem que colaborar falando para as pessoas pararem
de  jogar  lixos  nos  rios e  evitar a poluição. Vamos fazer a nossa parte 
para diminuir a poluição de água? Vamos lá! ajude a natureza.



Comentarios

BELEZA E ALEGRIA MARCAM COMEMORAÇÃO AO DIA DAS MÃES!

Na manhã do dia 11 de maio, a Escola Irman Ribeiro mais uma vez comemorou o “Dia das Mães” com grande estilo. A alegria e emoção das crianças ao se dirigir àquela que lhe trouxe ao mundo estava estampada em cada face.
- “Tremi de medo, mas valeu a pena porque minha mãe estava aqui e gostou muito...”, é a fala de uma das participantes, que poderíamos tranquilamente chamar de artista; afinal foram dias de ensaio e preparo para abrilhantar nossa manhã.
Na ocasião as mães puderam se emocionar com músicas e danças dedicadas a elas e ainda brincaram e concorreram a vários brindes.
A Direção e Coordenação Pedagógica fazem avaliação positiva do evento, prometendo melhorar a cada dia as ações e eventos organizados pela escola e, aproveitam a oportunidade para agradecer a dedicação de cada funcionário/a e professor/a que conjuntamente realizaram sem medir esforços as tarefas que lhe foram entregues para garantir o sucesso do evento.
Confira alguns desses momentos!




1 Comentario
O professor Márcio  realiza projeto referente a IV Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
  
Escola Irman Ribeiro plantando para o futuro. 

Compostagem através do reaproveitamento dos restos orgânicos vegetais da merenda escolar.”

Com o objetivo de propiciar atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais. 



1ª etapa: Construção da composteira
Materiais:
1 tambor plástico (100 litros)
Tela plástica
Tubo de PVC (100 ml)
Jerro de solda
Cola quente








2ª etapa: Preparo da compostagem
10 litros de solo
500 gr de vegetais picados
300 gr de minhocas
Água



3ª etapa: Retirada do húmus
Retirar o húmus da composteira.
Separar as minhocas.
Colocar a produção em um recipiente.



4ª etapa: Utilização do húmus
Colocar o produto (húmus) nos vasos das plantas ornamentais da escola.



  Apresentação do projeto para a escola




Parabéns a toda equipe!






Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial